segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Lesões: Entorses e a MTC


As entorses são caracterizadas pela medicina ocidental como distensões excessivas das estruturas que garantem a estabilidade das articulações. Podem ser causadas por traumas ou movimentos bruscos que tais articulações não estão habilitadas. Além das distensões, pode ocorrer o rompimento parcial ou total de estruturas ligamentares, associadas ou não às lesões da capsula fibrosa que reveste a articulação. Esse tipo de lesão é, então, classificado pelo grau de lesão da articulação, podendo ser leve, moderada ou grave.
O tratamento sugerido pela medicina ocidental é baseado em repouso, se possível absoluto, prescrição de analgésicos e antiinflamatórios, crioterapia (gelo) e intervenções cirúrgicas em casos de rompimento de tecidos.
Na medicina chinesa, as causas das entorses são, obviamente, as mesmas. Porém, alguns terapeutas atribuem causas emocionais como ansiedade, distrações, excessos de preocupações para explicar o motivo da causa. Explicando melhor, algum desequilíbrio energético desse indivíduo levaria a causa da entorse. Um exemplo: Se um atleta, de qualquer modalidade, devidamente treinado para uma competição, é acometido por uma lesão, o estado mental justificaria tal descuido, como excesso de ansiedade ou cobrança. Assim, como na MTC o indivíduo é visto como um todo, deve-se tratar o estado emocional também.
Como diagnóstico na MTC, então, as entorses são vistas como estagnação da energia Qi nos meridianos energéticos das áreas afetadas.  Como tratamento, agulhas no local e a tonificação de pontos que regem as estruturas ligamentares e tendinosas, bem como pontos analgésicos e antiinflamatórios. No lugar do gelo, o tratamento com a queima da erva Artemísia (moxa) no local, tem mostrado ótimos resultados no controle da dor. (em breve, post sobre os prós e os contras do quente e frio, na visão da MTC)
Cabe como curiosidade aqui o fato de que na MTC (medicina tradicional chinesa), os tendões e ligamentos são regidos pelo fígado, que pertence ao elemento madeira, devido a isso, sintomas como tonturas, dores de cabeça, irritação e olhos secos podem ser associados com as lesões de tecidos articulares.
Em casos graves com ruptura de tecidos articulares, e intervenções cirúrgicas, a acupuntura é usada com o mesmo objetivo de mover a energia Qi no local da lesão. No pós-cirurgico, a colocação de agulhas no local é usada, também, para tratar as cicatrizes que “cortam” meridianos, restabelecendo o fluxo de energia Qi nos mesmos.
 Vale lembrar, que a união das técnicas da medicina ocidental e oriental pode ter ótimos resultados se houver respeito dos métodos de cada profissional. A opção pela técnica oriental não descarta a necessidade de uma avaliação médica ocidental em casos de entorses graves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário