terça-feira, 11 de outubro de 2011

Lesões de ombros no Rugby

Como a proposta desse blog é dividir com o leitor as experiências obtidas no tratamento de lesões esportivas através da acupuntura, nada melhor que postar um texto sobre a experiência de ser um dos indivíduos tratados pelo método.  Para evitar que o texto fique longo e cansativo, optei por usar links de sites sobre os assuntos: Rugby e Ombro
O rugby é um esporte de intenso contato físico e como qualquer outro, possui lesões características. Problemas com ombros são comuns em jogadores da defesa, os forwards. Estes participam de jogadas e formações* durante os jogos/ treinos, que exigem força e estabilidade da cintura escapular (ombros, braços e porção cervical da coluna). Em 2009, jogando rugby, tive uma lesão de ombro diagnosticada como luxação da articulação esterno-clavicular e rompimento de um dos ligamentos, sem indicação cirúrgica. O tratamento principal foi pelas técnicas ocidentais de imobilização, repouso, compressas quentes e medicações alopáticas analgésicas e para conter dor e o processo inflamatório. Junto com as sessões de fisioterapias, começaram as sessões de acupuntura e esta é a parte que nos interessa.
 *exemplo de formações no rugby: scrumruck
Por definição, o ombro é um sistema articular complexo formado por um conjunto de músculos e pequenas articulações, cuja função é promover movimentos dos braços como elevação, rotação, adução e abdução. Por motivo de traumas, movimentos repetitivos ou má postura, essas estruturas podem sofrer lesões e/ou processos inflamatórios gerando dores locais, edemas, rompimento de estruturas ligamentares ou tendinosas com indicação cirúrgica ou não.
Na visão da medicina chinesa, independente da causa externa da lesão, ocorre a obstrução da energia Qi nos meridianos energéticos dos Intestinos e Pulmão localizados nos ombros. Essa obstrução causa dores locais e sintomas relacionados aos meridianos, como alteração no funcionamento dos intestinos. Para diagnosticar o local exato das obstruções, além dos exames clínicos ocidentais, deve ser realizada a palpação do local para encontrar o ponto Axi, ponto de dor. Para completar o diagnóstico, a avaliação de pulso e língua*.
*Métodos usados para auxiliar nos diagnósticos. Segundo a medicina chinesa, a alteração energética corporal é refletida na estrutura da língua e no ritmo e fluxo sanguíneo do pulso.
Para tratamento de tais lesões, o uso de agulhas nos pontos de dor, Axi, combinados com pontos pertencentes mesmo meridiano, porém, distantes do local da lesão, promove a circulação do fluxo energético estagnado. Esse procedimento alivia dores e ajuda na cicatrização dos tecidos lesionados. Em caso de fraturas de ossos, o ponto "mestre dos ossos", pode ser tonificado para auxiliar no processo de cicatrização, bem como o ponto "mestre de tendões e ligamentos". As compressas quentes e o uso da queima da erva artemísia são ótimas opções para o controle da dor*.
*Em breve, post sobre prós e contras das compressas quentes e frias.
Os tratamento acima citado, teve resultados excelentes no processo de recuperação pós período de imobilização. Foi observado eficácia na fase de analgesia e menor tempo de recuperação dos movimentos do braço, mesmo considerando a limitação física do deslocamento da clavícula pela luxação.
Existem outros tipos de lesões de ombros, como a do manguito rotador por exemplo, comum em jogadores de volei e nadadores. Será assunto para um próximo post.
Referências:

Um comentário:

  1. parabéns pelo blog, Carol. Informações muito interessantes... estou adorando. beijos.

    ResponderExcluir