quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Acupuntura Preventiva

Esse é um assunto que insisto bastante com pacientes, alunos e familiares e por sugestão de um amigo, resolvi transformar em post.

A medicina chinesa é fundamentada no princípio do equilibrio energético. Isso significa que, nós terapeutas, temos a função de restabelecer, nao só através da acupuntura, mas também alimentação e hábitos, as condiçoes do fluxo energetico do paciente.
Como ja disse em outro post, uma das formas de diagnóstico energético é feito através de uma mandala, formada por cinco elementos, fogo, terra, metal, agua e madeira. Essa mandala, se funcionando em equilíbrio, é sinônimo de saúde.

Cada elemento da mandala é regido por órgãos, como o fígado na madeira e o pulmão no metal, e cada um deles possue sensacoes e emocoes características, como a euforia do fogo e a preocupaçao da terra. Essa estrutura formada por orgaos, sensacoes e emocoes sào interligadas de forma que dependam umas das outras para funcionar de formar eficiênte.

O termo acupuntura preventiva foi criado por nós, ocidentais, que temos por hábito tratar as doenças e nao o paciente. A proposta desse método é corrigir pequenas desarmonias resultantes dos habitos de vida cotidiana do individuo, como estresse de trabalho, má alimentação e falta de disposição, ou desequilibrios energéticos congênitos, como por exemplo, a deficiência da energia do Rim, considerada pela Medicina Chinesa, como a essência da vida, herdada dos pais.

Durante a prática de atividades físicas ocorre a circulação da energia Qi nos meridianos, porém se essa atividade for em excesso, o fluxo energético pode estagnar nas regiões onde a exigência física for maior. Nessa caso, seria uma situação onde a desarmonia ocorre de dentro para fora, ou seja, o fluxo energético nao conseguiu se restabelecer após uma sobrecarga de energia em determinado músculo ou articulação. Nesse caso, o tratamento preventivo ajudaria a controlar a desarmonia energética nos meridianos. Outra situação seria onde os traumas, fraturas e entorses, fatores externos, fazem com que a energia em determinada região seja interrompida ou limitada. Esse é um caso onde pode ser necessário uma intervenção cirúrgica ou imobilização, por exemplo. Nas duas situações, a medicina chinesa acredita que com um método preventivo, corrigindo aos poucos as desarmonias responsáveis pelo excesso de preocupação, falta de motivação e ansiedade, esses tipos de lesões poderiam ser evitadas. É importante salientar a necessidade de tratar os aspectos emocionais em praticantes de atividade física e principalmente em atletas profissionais e amadores.

A técnica de tratamento preventivo tem início com um diagnóstico detalhado de toda a estrutura energética do indivíduo, incluindo qualidade de sono e funcionamento dos intestinos. Nele, encontramos as síndromes de excesso e deficiência, ou seja, as desarmonias dos meridianos energéticos.

Em ambos o sexos dos praticantes, a proposta do método preventivo é manter o livre fluxo do Qi nos meridianos energéticos, evitando que essa energia os obstrua gerando dores e lesões, além de proporcionar melhor concentração e controle de ansiedade. Nas mulheres, é encontrado o agravante hormonal nos períodos mentruais. Esse, quando tratado de forma constante também pode ser harmonizado e controlado, favorecendo a atleta em épocas de competições.

É importante lembrar que a alimentação e hábitos cotidianos contribuem para o método preventivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário