terça-feira, 27 de setembro de 2011

Energia Qi

O termo "Qi" ou "Ch´i" é quase impossível definir em poucas palavras. Precisei de um certo tempo pra conseguir escrever esse post e depois de algumas leituras sobre os ideogramas do mandarim, percebi que a melhor maneira de explicar pra vocês o que é energia Qi, é escrevendo, exatamente, como eu a vejo. Afinal, enquanto eu não comecei, a minha energia Qi permaneceu estagnada.

A estrutura do mandarim, como alguns devem saber, é composta pela associação de radicais, cada um deles com um significado. Quando analisamos a composição dos radicais que formam o ideograma Qi (Ch´i), encontramos os seguintes significados: "Vapores que sobem do chão formando nuvens" e "arroz". Quando associados, podemos ler "o movimento de uma substância invisível". Provavelmente, referente ao vapor de água de um arroz cozinhando, considerando que o mandarim é um tanto ilustrativo. Quando procuramos significados para "energia" com tradução para "Qi" encontramos: ar, atmosfera, respiração, essencia, espírito, vapor, sentimentos, cuidados, sabores, entre outros. Afinal, qual é a definição exata? A resposta é: todas! O que chineses passam sobre o real significado da energia Qi, é que ela está em todos lugares, em movimento ou podendo ser movimentada. Há quem diga, que ela é o ar, a agua e o fogo. Em nosso corpo, a energia Qi é encontrada dentro dos meridianos energéticos, no sangue, nos fluídos corpóreos, estando sempre ligada à um substrato material, incuindo o ar.

Na medicina chinesa, como eu disse no segundo post, os diagnósticos e tratamentos são baseados na observação dos elementos da natureza fogo, terra, metal, agua e madeira. O Qi observado nos movimentos da natureza, é encontrado de forma semelhante em nosso corpo, nos meridianos energéticos, sangue e fluidos corpóreos. Está energia é a manipulada, não só pelos acupunturistas, mas também massagistas, reflexologistas e profissionais da medicina chinesa em geral.

O propósito de escrever um post sobre esse tema, um tanto abstrato, é situar vocês, leitores, nos próximos textos, pois falarei sobre essa energia com frequencia. "A energia Qi estagnada causa dor" será o foco de muitos posts!

O próximo post será sobre os tipos de lesões encontradas em atletas e praticantes de atividades físicas e algumas técnicas utilizadas para tratamento!


2 comentários:

  1. Sem dúvidas essas tuas palavras nos deixam repletos de curiosidade em saber o que vem pela frente!
    Parabéns pelo Blog. Amei =D

    ResponderExcluir
  2. Muito legal ler isso..."vivendo e aprendendo"...rs

    Parabéns pelo texto amora. Bjs

    ResponderExcluir