segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Acupuntura - Conceitos e Técnicas

Vamos ao segundo post. Este é sobre conceitos e técnicas utilizadas na Medicina Tradicional Chinesa.
A acupuntura é uma ciência milenar chinesa e veio para o Brasil aproximadamente nos anos 60. Aos poucos, nos familiarizamos com a técnica que, a cada dia, conquista novos adeptos. Com os tempos modernos, o estilo de vida foi sendo mudado de acordo com as exigências de mercado e mudanças de ambientes e alimentação. Esse novo mundo faz com que nosso corpo precise se adaptar a ele, porém, a mudança tem sido cada vez mais brusca, não nos proporcionando o tempo necessário para a adaptação. Assim, nos deparamos com doenças modernas, como stress, fibromialgia, síndrome do pânico, entre outra. Nesse contexto, torna-se necessário recorrer a técnicas de harmonização energética para conseguirmos melhorar a qualidade de vida, é onde encontramos um o espaço reservado para as técnicas da medicina chinesa.
A palavra acupuntura origina-se do latim, sendo que acus significa agulha e punctura significa puncionar. A acupuntura se refere, portanto, à inserção de agulhas através da pele nos tecidos subjacentes em diferentes profundidades e em pontos estratégicos do corpo para produzir o efeito terapêutico desejado. Ela é uma das técnicas terapêuticas que compõem um conjunto de saberes e procedimentos, culturalmente constituídos, e dos quais não podem ser dissociados. Além das agulhas, a medicina oriental utiliza ervas, massagens, dietas alimentares.
Os princípios teóricos a partir dos quais as doenças são entendidas, classificadas e tratadas são os mesmos para entender, classificar e lidar com as coisas do mundo, a natureza, o espaço e o tempo, assim, a medicina chinesa foi baseada na observação dos elementos da natureza: o fogo, a terra, o metal, a agua e a madeira. Este elementos são ligados entre si, em forma de uma mandala e são constituídos por órgãos, vísceras, cores, sabores, sensações, emoções, entre outros. Quando fazemos essa mandala "girar" conseguimos causar, ao paciente, a sensação de bem estar. Na medicina Chinesa,  promover a livre circulação da energia Qi* é sinônimo de saúde, ou seja, fazendo referência ao primeiro post, a energia Qi, quando estagnada, causa dor.
**O próximo post será sobre a energia Qi, conceito, utilização e a ligação ou não com espiritualidade.
São muitas as técnicas utilizadas na Medicina Tradicional Chinesa, como disse o começo do post, a colocação das agulhas, acupuntura, é apenas uma delas. Encontramos técnicas como a moxa, que consiste na utilização da erva artemísia para aquecer pontos dos meridianos ou locais. Temos também a utilização do magnestismo de imãs, e também sementes, laseres e ventosas. Cada uma delas é utilizada em casos espécíficos de acordo com o diagnóstico do paciente.
Na área esportiva, as patologias energéticas encontradas, tem, normalmente, como origem primária, traumas ou cirurgias. As lesões como entorses ou fraturas, causam a estagnação do fluxo energético no meridiano local, causando dor e edema. Em muitos casos, verão que existem também, patologias energéticas associadas às lesões, primaria ou segundariamente, de origem emocional ou psicologica. Vale lembrar que as técnicas da medicina chinesa visam tratar os seres humanos como um todo, holisticamente, ou seja, o corpo físico, energético e mental estão intimamente interligados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário