segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Primeiro post e proposta do Blog.

Como primeiro post, gostaria de escrever um pouco sobre a proposta do blog, como surgiu e a importância de tal tema, nao apenas para atletas, mas para praticantes de atividades físicas, profissionais da área ou apenas curiosos.
A idéia de unir os temas esportes e acupuntura, surgiu da necessidade de associar a minha formação inicial, em educação física, com os tratamentos e técnicas da acupuntura. Em 2009, junto com Priscilla Moura, comecei a estudar os processos de regeneração e cura do corpo depois de uma lesão, fratura ou trauma de qualquer origem. Percebemos que quando o corpo se depara com tais traumas, ocorre, no local acometido, uma estagnação da energia Qi (tema do próximo post). Teoricamente, essa estagnação seria facilmente tratada com a utilização de técnicas da medicina chinesa. Conseguimos então, trabalhar, em forma de estágios, com o fisioterapeuta GeanCarlo Felipe, do time de futebol Clube Noroeste de Bauru e o time de Rugby da cidade de Bauru, Javalis Rugby Bauru, com a proposta de tratar os atletas lesionados através das técnicas da acupuntura. Com o início dos tratamentos, no entanto, percebemos que, na prática a teoria foi outra. Ao longo dos estudos, constatamos que o estado psicológico do atleta, excessos de treinos e cobranças, o ambiente dos treinos, alimentação e a origem das lesões, eram de extrema importancia para a eficiencia dos tratamentos. Com o avanço das sessões, os resultados foram nos mostrando que as técnicas da acupuntura, além de acelerar o processo de cura dos traumas em lesões, influenciavam, de forma positiva, diretamente no rendimento físico do atleta e qualidade de vida.
Os estudos na área continuam pois, com os resultados complexos ao tema, foi surgindo a oportunidade de aprofundar mais no assunto Cada paciente, independente de ser atleta ou não, possui características únicas que permitem a nós, profissionais da acupuntura, explorar leque de opções de tratamento oferecida pela medicina tradicional chinesa.
No próximo post, um pouco sobre conceitos e tecnicas da Medicina Tradicional Chinesa

Um comentário:

  1. Carol, que texto ótimo. Tá perfeito. Parabéns. Sou fããããã! Arrasa com seu novo blog.

    ResponderExcluir