terça-feira, 21 de agosto de 2012

Pilates em Atletas


A combinação das técnicas terapêuticas do pilates e da acupuntura tem sido ótima no tratamento de dores, com resultados rápidos e duradouros. Enquanto a acupuntura trata dores e desarmonias energéticas, o pilates fortalece e corrige as estruturas físicas dando sustentação ao tratamento. Com a prática clínica, fui descobrindo que as duas técnicas são ótimas se trabalhadas de forma complementar e por isso resolvi postar um texto com uma breve introdução sobre o método Pilates, seu criador e a técnica, e como pode ser aplicada em atletas ou praticantes de atividade física, público alvo do blog.

O método Pilates nasceu na década de 20, na Alemanha, criado por Joseph Pilates, portador de raquitismo, asma e febre reumática. Filho de atleta olímpico, criou a técnica com base no ganho de massa muscular para suprir suas próprias necessidades, tendo reflexo, também, no fortalecimento do sistema imunológico dele e seus alunos.  A técnica foi amplamente divulgada pelo mundo com excelentes resultados em treinamentos e reabilitação corporais.

Um grupo de pessoas carente desse tipo de treinamento, é o de atletas. A rotina de atletas, independente da modalidade, é fisicamente muito estressante. Os treinamentos severos, técnicos e físicos, não impedem que o praticante se machuque, pelo contrário, são fatores agressivos para o corpo e podem causar queda no rendimento com o aparecimento de lesões e dores em regiões de sobrecarga como lombar e articulações de joelho, por exemplo.

O método Pilates consiste na união de 7 fatores fundamentais na rotina de qualquer atleta: força, coordenação dos movimentos, centralização, concentração, movimento fluido, precisão e respiração. Cada um desses fatores é o que diferencia esse tipo de técnica das demais. O Pilates deve ser usado para complementar os treinos, dando sustentação no controle da respiração e a centralização das forças na região do abdômen. Com esse método, também, conseguimos fortalecer e estimular pequenas musculaturas, como as articulares de joelhos e ombros, por exemplo. Outro fator importante, é a concentração do praticante na realização dos exercícios, pois, quanto maior a concentração, maior o recrutamento muscular para realização da tarefa.

O método Pilates é uma atividade completa com alongamento, fortalecimento, trabalho cardiovascular e relaxamento. A duração de uma aula é de 50 a 60 minutos e é sempre finalizada com massagem e mobilização de articulações, aliviando dores e tensões gerando a sensação de bem estar no praticante.


Nenhum comentário:

Postar um comentário