quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Gengibre com Moxa no controle de processos inflamatórios.


Começo pedindos desculpas pela baixa qualidade da foto, porém, ilustra uma técnica interessante no tratamento de lesões!

Essa foto foi tirada em outubro/2010, por mim, na Faculdade de Medicina Chinesa de Beijing/CN, durante um curso avançado de acupuntura. Ela mostra uma rodela de gengibre, em cima do ponto IG4*, coberto com moxa.

Nas lesões, tanto articulares, como ósseas ou musculares, o calor é encontrado nas regiões afetadas. O chamado de processo inflamatório, causa dor local e até aumento da temperatura geral corpórea em casos agudos. Para tratamento, tanto na medicina chinesa, como na ocidental, o primeiro passo é controlar esse processo inflamatório no local.

São várias as técnicas encontradas, nas duas medicinas, para controle do processo inflamatório local. Entre eles, o colocação de compressas frias, na região, nas primeiras 48h, a prescrição de anti-inflamatórios por um médico e a utilização de moxa com gengibre, por exemplo. Essa última como foco do post.

A técnica de gengibre com moxa, então, é utilizada para "tirar" calor do corpo. Não apenas em processos inflamatórios locais, como em pontos responsáveis pela manutenção dessa energia nos meridianos. Ela consiste na colocação de uma rodela de gengibre, podendo ser alho ou cebola também, e moxa, erva artemísia usada pela medicina chinesa para manutenção do calor no corpo.
Como já foi dito, essa técnica pode ser utilizada tanto em regiões lesionadas com presença de calor, como em pontos que controlam q quantidade de calor no corpo de forma geral.
Esse método é eficiente e muito utilizada no tratamento de lesões esportivas!

*O ponto IG4, He Gu, como curiosidade, significa Vale de União e é utilizado na liberação de calor do corpo. É indicado em casos de febre e inflamações agudas, principalmente. Na visão ocidental, o ponto IG4 seria chamado como ponto anti-inflamatório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário